Posicionamento-para-exame.pdf t

827 palavras 4 páginas
Existem diferentes posições que facilitam a realização de exames físicos e diagnósticos, cirurgias e tratamentos. Cada uma delas possui características e finalidades próprias. Posicionar o cliente de acordo com o exame que será realizado significa expor a área que será examinada. As mudanças de posições podem ocasionar tonturas, mal-estar, palidez. A enfermagem deve ficar atenta quanto a possíveis queixas do cliente.

Decúbito lateral (esquerdo ou direito): Paciente deitado lateralizado com os membros inferiores flexionados, o membro superior que esta em cima do corpo protegido com uma almofada ombro e cotovelo formam 90º,o outro membro com uma flexão menor de 90°. ALGUMAS FINALIDADES: Realizar exames anorretais,anestesias raquidiana e peridural, punção lombar para coleta de líquor e para repouso. A Posição Lateral, pode ser utilizada em várias situações que necessitam de primeiros socorros, em que a vítima esteja inconsciente, mas a respirar e com um bom pulso, uma vez que esta posição permite uma melhor ventilação, libertando as vias aéreas superiores,não deve ser realizada quando a pessoa não estiver respirando;tiver uma lesão na cabeça, pescoço ou coluna,tiver um ferimento grave.

ALGUMAS FINALIDADES: Utilizada como posição de repouso;utilizada em trans e pós operatórios e alguns tipos de exames( tomografia, raio- X), inserção de cateteres.

Decúbito dorsal:Manter paciente deitado de costas com o abdômen voltado para cima.

Posição supina: Manter paciente deitado de costas com o abdômen voltado para cima ,é diferente do decúbito dorsal pois está com a cabeça pendida.

Decúbito ventral:Manter o paciente em decúbito ventral, com os joelhos levemente flexionados, a cabeça lateralizada e os braços flexionados mantendo-se as mãos próximo a cabeça.Posicionando os pés sobre o fim do colchão ou protegidos com pranchas de pés para suportar a flexão normal. ALGUMAS FINALIDADES: Serve como posição alternativa nas manobras de rotação para os pacientes

Relacionados