historia e pre historia
Rosimeri
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - FUCAP
Pedagogia (PED 0751)
11/06/13
RESUMO
A pré-história é o longo período da evolução cultural do homem que abrange desde o surgimento do homem primitivo (hominídeo) até a invenção da escrita. O termo Pré-histórico tem sido criticado, pois o homem, desde seu aparecimento, é um ser histórico, mesmo que ele não utilizasse a escrita. Outras expressões foram propostas para denominar os povos sem escrita, como: povo pré-letrado, povo ágrafo etc. O uso dessas expressões, entretanto, não se generalizou. Como o termo Pré-histórico é de uso universal, podemos empregá-lo, mas temos que estar conscientes de que esse período também faz parte da História.
Palavras-chave: Evolução; Homem; Primitivo.
1 INTRODUÇÃO
A história tem como principal objeto de estudo as sociedades que possuem ou possuíram a escrita, enquanto os pré-historiadores se dedicam a obter informações sobre os grupos humanos que não sabiam escrever.
A pré-história trata dos últimos 100 a 200 mil anos, período em que existe a espécie humana, o Homo sapiens sapiens, e também dos milhões de anos anteriores em que existiram os hominídeos, espécies que antecederam a nossa. Isso equivale a 99,9% do passado, portanto. Apenas 0,1% do tempo da existência do homem e dos seus ancestrais na cadeia evolucionária corresponde ao período em que existe a escrita.
Ao contrário do significado da expressão que nomeia o período inicial da história humana, a Pré-História não se trata de um período anterior à História. Este termo foi cunhado por historiadores do século XIX, que acreditavam ser impossível julgar o passado por documentos que não fossem escritos. No entanto, o período pré-histórico, conta com um riquíssimo aparato documental que relata as descobertas e costumes do homem. Além disso, nos traz à tona uma série de questões de interesse atual, como a que se refere à relação do homem com a natureza.
2