Periodo Pre-Historico
No PALEOLÍTICO o homem vivia em bandos nômades que se locomoviam constantemente em busca de caça. Nesse período o homem simplesmente apanhava os víveres necessários à sua sobrevivência.
Utilizava ferramentas feitas de pedra lascada e objetos feitos com ossos, chifres e presas de grandes animais. No final do Paleolítico surgiram o arco, a flecha e o arpão.
No NEOLÍTICO o homem já não vivia só da caça, da pesca e da colheita. Passou a semear as terras férteis e a aguardar a época das colheitas. É o nascimento da agricultura. De nômade, passou a sedentário. À agricultura juntou-se a criação de gado. Nesse período o homem domesticou os primeiros animais. No Neolítico nossos antepassados aprimoraram os instrumentos de pedra, polindo-os e tornando-os cada vez mais afiados.
O homem do neolítico tinha na religião uma de suas mais importantes instituições. Admitia a existência de proteção superior para o grupo, muitas vezes através de um animal que se tornava o símbolo do clã.
Uma das mais importantes conquistas na formação das primeiras civilizações humanas estabelece-se em um novo período da Pré-História. Durante o Neolítico ou Idade da Pedra Polida ocorreram grandes transformações no clima e na vegetação. O continente europeu passou a contar com temperaturas mais amenas e observamos a formação do Deserto do Saara, na África.
A prática da caça e da coleta se tornaram opções cada vez mais difíceis. A agricultura e o conseqüente processo de sedentarização do homem se estabeleceram gradualmente. Além disso, a domesticação animal se tornou uma prática usual entre os grupos humanos que se formavam nesse período. A estabilidade obtida por essas novas técnicas de domínio da natureza e dos animais também possibilitou a formação de grandes aglomerados populacionais.