periodo colonizador
- Período Pré-Colonizador. Com a descoberta do novo caminho para as Índias, o comércio de especiarias transformou-se em preciosa fonte de riquezas para Portugal. Lisboa, capital desse lucrativo comércio, destacava-se pela agitada vida econômica. Nessa época, quando as atenções portuguesas estavam voltadas ao comércio oriental, deu-se o “descobrimento” do Brasil. Após as primeiras expedições, os enviados da Coroa portuguesa perceberam que não seria possível obter no Brasil lucros fáceis e imediatos. De início não encontraram jazidas de ouro. Embora houvesse, no litoral, grande quantidade de pau-brasil, do qual se extraía tinta corante para tecidos, o lucro gerado pela exploração dessa madeira seria menor do que o então vantajoso comércio de produtos africanos e asiáticos. Por essas razões, de 1500 a 1530, o governo português limitou-se a enviar á colônia americana algumas expedições marítimas destinadas principalmente ao reconhecimento da terra e a preservação de sua posse. Só depois teve início o efetivo processo de colonização portuguesa do Brasil.
Primeiras expedições ao Brasil Vejamos as principais expedições marítimas portuguesas enviadas ao Brasil de 1500 a 1530, período denominado pré-colonizador por alguns historiadores.
- 1501: expedição comandada por Gaspar de Lemos – explorou grande parte do litoral brasileiro e deu nome aos principais acidentes geográficos então encontrados (ilhas, cabos, rios, baías).
- 1503: expedição comandada por Gonçalo Coelho – organizada em função de um contrato assinado entre o rei de Portugal e um grupo de comerciantes interessados na exploração do pau-brasil, dentre os quais se destacava o rico comerciante Fernão de Noronha.
- 1516 e 1520: expedições comandadas por Cristóvão Jacques – organizadas para tentar deter o contrabando de pau-brasil feito por outros comerciantes europeus, como os franceses, essas duas expedições – chamadas de guarda-costas – não foram bem