Perigo de explosão e incêndio
Introdução...........................................................................3
Perigo de explosão..............................................................4,5
Incêndio................................................................................6,7,8,9
MOPP...................................................................................10
Conclusão.............................................................................11
INTRODUÇÃO
Este trabalho aborda o tema perigo de explosão e incêndio onde, explora mais o assunto sobre os produtos inflamáveis presentes no cotidiano das empresas e que estão em contato direto com o trabalhador.
Dentro deste estudo verificamos a instabilidade ao ser manuseado, e sua alta taxa de incompatibilidade, que por sua vez através de combinações simples pode causar uma explosão ou até mesmo ser a fonte de ignição para incêndios.
Aborda-se também a importância das regras e normas para o manuseio e transporte de tais produtos.
PERIGO DE EXPLOSÃO
Muitos compostos manipulados na indústria, em determinadas condições, são passiveis de originar um processo de combustão. Estas condições podem fazer parte da operação normal do processo em questão; ou então surgirem como decorrência de situações anormais.
Fogo ou combustão é um processo químico, descrito também como reação de combustão, acompanhada pela evolução de calor e luz, na qual um composto reage com oxigênio ou outro agente oxidante, normalmente acompanhada de chama e ou incandescência e ou emissão de fumaça. Tanto a freqüência do “perigo de fogo” como a freqüência do “evento de fogo” propriamente dito podem ser estimadas através de técnicas de análise de perigo.
Explosão, de uma forma geral, pode ser definida como uma súbita e violenta liberação de energia. A violência da explosão depende da taxa na qual a energia é liberada. Esta energia pode ser energia de pressão, como no caso de ruptura de um vaso pressurizado; ou energia química, como