Pericia
Nasceu em 1924 – CBC.
Contador, guarda-livros e perito.
Decreto 5746 de 29 atribuiu a tarefa pericial a não contadores.
A pericia é uma tecnologia, pois é a aplicação dos conhecimentos da contabilidade.
Tecnologias contábeis: escrituração, orçamentária, custos, analise, auditoria e pericia (entre outros).
Conceito de pericia contábil: quando é preciso uma opinião valida, competente, de um entendedor.
Vem do latim peritia, significa conhecimento (adquirido pela experiência).
Uma pericia é determinada ou requerida.
É a verificação de fatos ligados ao patrimônio individualizado visando oferecer opinião, mediante questão proposta. Para tal opinião realizam-se exames, vistorias, indagações, investigações, avaliações, arbitramentos, em suma todo e qualquer procedimento necessário à opinião.
Examinar, realizar levantamentos, vistoriar, fazer indagações, investigar, avaliar, arbitrar (diante da falta de elementos mais concretos), em resumo, fazer o necessário para ter segurança sobre o que vai opinar, são procedimentos Periciais.
Uma perícia pode ser integral ou parcial dos fatos patrimoniais quer detectar realidades ou existências, valores, forças de provas ou configurações de situação de riquezas aziendal (azienda, em contabilidade, é o patrimônio sofrendo constantes ações, de natureza econômica, do elemento humano).
Uma pericia pode iniciar outra pericia.
Pode ser requerida para, principalmente, fins de matéria pré-judicial (abertura de processo), judiciais, regimentais, decisões administrativas, decisões de âmbito social e para finalidades fiscais.
O fim é sempre de obter Prova Competente para que se decida.
O método da perícia é basicamente analítico e de maior abrangência, não se dispensando detalhes, visando a confiabilidade da opinião, como prova que será para terceiros, não se confundindo com a auditoria.
Classificação das perícias
• Perícias Judiciais: a verificação de uma empresa para que o juiz possa homologar a concordata que ela pediu.
•