pericia
GOVERNAMENTAL
Professor
Carlos Eduardo Pires Faria
AULA 5 - Técnicas de Auditoria
Auditoria Governamental
Prof Carlos Eduardo
TÉCNICA DE AUDITORIA
É o conjunto de processos e ferramentas operacionais de que se serve o controle para a obtenção de evidências, as quais devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis para conclusão dos trabalhos.
Auditoria Governamental
Prof Carlos Eduardo
Técnicas da Auditoria Governamental
(Conforme IN nº 01, de 6 abr 01 – SFC)
As técnicas de auditoria são aplicadas após a avaliação dos sistemas de controle interno, que permitirá ao auditor traçar a extensão do seu trabalho. Não existe uma técnica de auditoria voltada para detecção de fraudes ou erros culposos. Estes são descobertos como consequência dos testes e extensão dos exames de auditoria aplicados corretamente. I. INDAGAÇÃO ESCRITA OU ORAL (Entrevistas)
Uso de entrevistas e questionários junto ao pessoal da unidade/entidade auditada, para a obtenção de dados e informações. A entrevista serve para ampliar o conhecimento sobre o objeto auditado e obter a percepção de gestores, especialistas e beneficiários de programas governamentais sobre o aspecto examinado e, ainda, investigar indícios de irregularidades e fraudes.
A entrevista deve ser sempre utilizada como suporte ou em conjunto com outras técnicas, uma vez que as respostas obtidas não constituem evidências sólidas para, isoladamente, fundamentar os achados.
II. Análise Documental(Exame da Documentação Original)
Consiste em observar se as transações realizadas estão devidamente documentadas, se a documentação que suporta a operação contém indícios de inidoneidade.
•
Autenticidade: verificar se a documentação examinada é fidedigna;
•
Normalidade: constatar se a transação realizada é adequada à atividade da empresa;
•
Aprovação: verificar a legitimidade tanto da transação como a documentação; e
•
Registro: