Trabalho unip
2013
O que é Comércio Livre?
Para entender melhor sobre a questão das exportações no setor automotivo entre Brasil e Argentina e as preocupações que afligem o segmento, é preciso, primeiramente entender o que é livre comércio e o que isso interfere na balança comercial dos dois países.
Conforme as informações do site Porto Gente, “entende-se que Zona de livre comércio é um bloco econômico regional formado por diversos países, com a finalidade de reduzir ou eliminar as taxas alfandegárias entre os países membros. O objetivo da área de livre comércio é estimular o comércio entre os países participantes”. O Brasil, juntamente com Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela formam o bloco MERCOSUL (Mercado Comum do Sul), criado em 1991. (disponível em acesso em 21de novembro de 2013).
Entretanto, o setor automotivo não faz parte das regras de livre comércio fixadas pelo Mercosul, sendo necessário um acordo entre os países para isentar os produtos de tarifa de importação. O último documento assinado em 2008 teve validade até junho 2013, a partir de então, previa-se que, o comércio fosse liberado.
Mas as conseqüências não foram favoráveis para a vizinha Argentina, pois causou um desequilíbrio comercial, com déficit para a balança argentina.Ou seja, a balança comercial nesse segmento é superavitária para o Brasil, não sendo interessante, portanto para o Brasil um novo acordo como propôs o governo argentino com regras mais protecionistas.
Mas, na prática, é muito difícil um acordo de livre comércio gerar um balanço eqüitativo de ganhos entre as partes, tendo em vista as diferentes situações econômicas de cada um dos países envolvidos. O que um acordo de livre comércio pode fazer é permitir que os países membros explorem suas vantagens comparativas respectivas, induzindo as economias a uma maior especialização e a uma alocação mais eficiente de seus recursos. Conforme opinião Andressa M. Couto de Freitas