Pericia
O mercado de perícia contábil judicial proporciona uma vasta área de atuação a ser explorada pelo perito pelo perito contador. É um mercado de difícil acesso, que exige do perito contador desenvolver algumas estratégias para nele se inserir. A distribuição de currículo e a participação em associações de peritos, trabalhar com perito experiente, fazer entrevista com juiz, apresentar trabalhos de qualidade quando atuando como perito assistente, indicar amizade, visitar fóruns, etc. No entanto, ainda há uma necessidade de se conhecer, desenvolver e utilizar mais estratégias de marketing pessoal para conquistar o mercado.
1.Introdução
A sociedade espera que os contadores forneçam serviços mais completos e confiáveis, em áreas de gorvenança corporativa, relatórios financeiros, detectando e prevenindo atividades financeiras fraudulentas.
Incluindo vários profissionais como auditores, contadores, investigadores de fraudes, especialistas em prevenção de fraudes, advogados, educadores e criminologistas, eles coletam evidências, tomam testemunhos, escrevem relatórios e acompanham investigações de fraudes das mais variadas formas.
Grandes são as demandas na Justiça de litígios envolvendo o patrimônio de pessoas tanto físicas quanto jurídicas.
E para esse auxilio ninguém melhor que o profissional contábil para tratá-los. O perito contador, ao exercer a função de perito do juízo, fornecerá ao magistrado, laudos técnicos fundamentados de forma que o auxilie a resolução desses litígios. E para isso o perito precisa ser habilitado e capacitado.
Ser um profissional Bacharel em Ciências Contábeis e com registro no órgão de classe. Tendo domínio absoluto nas normas e leis à pratica pericial.
Existem duas formas de o perito contador atuar em juízo. A primeira é sendo indicado pelo magistrado, quando exercerá a função de perito judicial e a segunda se dá