pericia contabil
Foi desenvolvida apoiada no empirismo e na necessidade e só obterem informações precisas para esclarecimentos de fatos que demandavam conhecimento contábil apurado. A atividade foi desenvolvida como se apenas a utilização como prova em processo judicial fosse seu universo.
Algumas faculdades iniciaram as cadeiras de pericia contábil. Portando, passou-se a lecionar sobre a forma mais que sobre a essência; daí porque muitos cursos dão ênfase a função de perito judicial e, não, a profissão ou especialização de perito contador.
O fato é que o mercado jamais se confundiu e jamais trocou a essência pela forma. O mercado não se estringe , mas abrange todas as necessidades de “exame investigativo integral de matéria que depende de conhecimento da ciência contábil efetuado por contador e destinado a esclarecer técnicos leigos”.
Os profissionais contadores já encontram e os profissionais do futuro encontrão o mercado o mercado carente de peritos contadores que assim se façam ser conhecidos pela prevalência da qualificação sobre a mera habilitação funcional e pela capacidade de apurar o fato exato e traze-lo a lume, na sua essência técnica.
Evidentemente, a consequência desse avanço profissional e desse desenvolvimento cientifico será a retribuição aos usuários e, em especial, a prova pericial contábil pelo albergar da profissão durante quase um século, de premissas técnicas de consistência cientifica aprimorada.
Profissionais deverão fazer seu desenvolvimento cientifico ser acompanhado de capacidade de comunicação em linguagem objetiva e compreensível
Contabilidade dos fundos de pensão
É um segmento especifico, o qual, vem sofrendo atualizações com o objetivo de imprimir total transparência, coerência e fidedignidade dos controles contábeis.
A identificação das competências do contador pode contribuir para o desenvolvimento do profissional da contabilidade no segmento fechado de previdência complementar brasileiro.
O profissional deve entender