Perguntas texto alegoria da caverna
CURSO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO – ADMT3
Disciplina: Filosofia
QUESTÕES DO TEXTO: ALEGORIA DA CAVERNA
19. Como Platão representa a realidade na Alegoria da Caverna?
- Platão apresenta o prisioneiro que tem a realidade limitada pelos seus sentidos e por aquilo que lhe é imposto em sua sociedade. Descreve uma realidade construída diante do prisioneiro com dissimulações, sombras, vozes, objetos criados pelos homens, luz artificial.
20. Como se dá o processo de libertação do prisioneiro? Por que o prisioneiro sofre ao ser libertado?
- De uma forma difícil, pois haveria muita dificuldade por uma mudança brusca de realidade, a luz do sol ofuscando seus olhos, a dificuldade de discernir os objetos reais jamais vistos, realizar movimentos novos. Requer um processo de adaptação.
21. Qual a concepção de conhecimento que se encontra neste texto?
- A concepção é de um conhecimento imposto, dissimulado, construído segundo interesses externos. A libertação já trata de um conhecimento livre, amplo, do alto, uma luz real e verdadeira, sem imposições, sem limitações nos movimentos e na visão.
22. Por que o prisioneiro, uma vez tendo se libertado e se transformado no sábio, deve voltar à caverna?
- Para compartilhar sua experiência, más com sabedoria, pois a inveja, o preconceito e a dúvida podem dificultar a aceitação de seu conhecimento e impedir que outros busquem a libertação. É importante compartilhar para ajudar a discernir também a realidade da caverna.
23. O que ocorre na volta do prisioneiro à caverna?
Corre risco de morte pela inveja e pouca aceitação do grupo que ainda não viveu na prática a experiência do conhecimento da verdade.
24. Qual o papel do filósofo segundo a Alegoria da Caverna?
Elevar-se no conhecimento da verdade e ser o elo entre esta elevação e a realidade até então alcançada pela sua sociedade, agir para o bem de sua sociedade seja na vida pública ou