filosofia
1. Locke critica as ideias inatas de Descartes, afirmando que a alma é como uma tábula rasa. O que isso significa para o entendimento da teoria do conhecimento na modernidade? I. Significa dizer que o conhecimento só começa após a experiência sensível.
II. Significa que não existem ideias inatas.
III. Enquanto Descartes enfatiza o papel do objeto, Locke enfatiza o papel do sujeito.
IV. As soluções apresentadas por Locke criaram a corrente filosófica chamada racionalismo. Assinale a alternativa correta:
a.
Apenas I e II
b.
Apenas II
c.
Apenas III
d.
Apenas II e IV
e. Apenas IV
0,25 pontos
Pergunta 2
1. O pai da filosofia moderna tem dentre suas obras “O Discurso do Método”, cuja principal preocupação é com o problema do conhecimento. Tem como ponto de partida a busca de uma verdade que não possa ser colocada em dúvida, convertendo a dúvida em método. Estamos nos referindo a:
Assinale a alternativa correta:
a.
Descartes.
b.
Locke.
c.
Kant.
d.
Bacon.
e.
Galileu.
0,25 pontos
Pergunta 3
1. Leia as proposições abaixo e depois assinale a alternativa correta.
I. Conhecida como a filosofia dos Padres da Igreja, surge a partir do século II, período da decadência do Império Romano, quando o cristianismo se expande.
II. Dentre suas obras, o “Discurso do Método” e “Meditações Metafísicas” expressam a tendência de preocupação com o problema do conhecimento (racionalismo cartesiano).
III. Filosofia cristã que utiliza a razão para fundamentar as verdades da teologia. Alcança seu apogeu no século XIII, com São Tomás de Aquino.
a.
I. Patrística, II. Descartes, III. Escolástica
b.
I. Descartes, II. Escolástica, III. Patrística
c.
I. Patrística, II. Escolástica, III. Descartes
d.
I. Escolástica, II. Patrística, III. Descartes
e.
I. Escolástica, II. Descartes, III. Patrística
0,25