Trabalho Reino Plantae (Sem imagens)
WALTER GUSTAVO CARDOSO MACHADO
REINO PLANTAE
CRICIÚMA, JULHO DE 2013
Introdução
O Reino Plantae é um dos principais grupos em que se divide a vida na Terra, em geral são organismos autotróficos, cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos. Compreende as seguintes divisões: briófitas, pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
Briófitas
São um grupo de plantas verdes, sem raízes e também sem um caule ou folhas. São também desprovidas de um sistema vascular, motivo pelo qual se desenvolvem preferencialmente em locais úmidos e protegidos da luz direta do sol, como faces protegidas de pedras e falésias e ramos de árvores. As briófitas mais comuns são os musgos.
Ciclo reprodutivo
As briófitas se reproduzem alternando gerações. Isso significa que o ciclo inclui uma fase sexuada e outra assexuada. A fase sexuada é produtora de gametas e a assexuada, de esporos. Existem musgos masculinos e femininos.
Pteridófitas
Foram os primeiros vegetais vasculares e divididos em raiz, caule e folhas. Estas características permitiram-nas atingir maiores dimensões do que qualquer outra planta terrestre existente até então, transformando-as nas primeiras plantas a abandonar por completo o meio aquático.
Ciclo reprodutivo
Em determinadas épocas, desenvolvem-se esporângios na superfície inferior das folhas, ou em folhas e hastes especialmente modificadas, no interior dos esporângios vão se formar os esporos por meiose que quando caem em lugares úmidos os esporos germinam.
Gimnospermas
São plantas terrestres que vivem, preferencialmente, em ambientes de clima