Perguntas Sobre O Texto Argumenta O
1- Porque o raciocínio dialético e considerado paralelo ao raciocínio analítico?
R: O raciocínio dialético é paralelo ao raciocínio analítico, por que o dialético depende do analítico, pois é a parti do dialogo que se analisam os fatos.
2- Qual a principal distinção entre a retórica antiga e a nova?
R: Enquanto a retórica antiga valorizava a argumentação oral, a retórica nova da ênfase aos textos escritos.
3- Quais são as “buscas” do sujeito argumentante?
R: 1ª) Uma busca de racionalidade que tende a um ideal de verdade quanto à explicação de fenômenos do universo; 2ª) Uma busca de influência que tende a ideal de persuasão o qual consiste em fazer dividir com outro (interlocutor ou destinatário) um certo universo do discurso, a ponto de levá-lo a ter as mesmas propostas.
4- O que seria polifonia? E intertextualidade? Apresente um exemplo de intertextualidade.
R: A polifonia implica o reportar de falas alheias, como recurso e reforço à linha argumentativa, ao passo que intertextualidade decorre de repetição de falas dos outros emissores, com quaisquer outras intenções, vez ou outra, mediante as nossas relações sociais, fazemos referencia a algo anteriormente mencionando por alguém, a uma fato histórico, a uma propaganda retratada pela mídia e ate mesmo a um acontecimento polêmico. Na arte em geral, como por exemplo, nas canções esculturas, danças, pintura e na literatura . Temos dois exemplos que mostra essa intertextualidade:
1º) Na musica língua, Caetano Veloso em um verso diz “já provaram que só é possível filosofar em alemão. A frase é do filosofo alemão Martin Heidegger. Musica citando filosofia.
2º) Quando alguém diz assim. – “ Quem nunca desejou viver para sempre que ative a primeira pedra.” Há ali uma citação da bíblia, referente ao episodio da mulher adultera.
5- O que é ironia? Cite um exemplo.
R: A ironia é um instrumento de literatura ou de retórica que consiste em dizer o contrario daquilo que se pensa,