Superior_conhecimentos_basicos
7454 palavras
30 páginas
DEFENSORIA PÚBLICAESTADO DO TOCANTINS
CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS NOS CARGOS DE
NÍVEL INTERMEDIÁRIO E NÍVEL SUPERIOR
Nível Superior
Disciplina: Conhecimentos Básicos
LÍNGUA PORTUGUESA
QUESTÃO 01.
Situação: Recurso Improcedente.
RECURSO:
Argumenta-se que as assertivas I, IV e V também estejam corretas. Outras reclamações dizem respeito à formatação padronizada que a COPESE emprega e ao fato de haver problemas com a regência do verbo “responder” (que não constitui a questão, mas antecede o próprio texto).
JUSTIFICATIVA:
Quanto à formatação empregada na elaboração das questões (como uso de ponto-evírgula, por exemplo), não é fator passível de anular a prova ou mesmo questões específicas.
A respeito da regência do verbo responder, não cabe reclamação. Ele pode ser tanto transitivo direto quanto indireto. Responde-se algo a alguém, responde a algo, responde-se a alguém ou, ainda, responde-se algo, conforme exemplos a seguir:
– V.t.d.: “Fui respondendo o que podia e cabia.”, Machado de Assis, Casa Velha, p. 82.
De igual modo, é transitivo direto em: “Respondeu que estava com fome.” e
“Respondeu que não cometeu nenhum crime.”
– Noutros momentos, o próprio Machado de Assis emprega o verbo como transitivo indireto: “Nos últimos dias, não saía de casa, não respondia a cartas.”, em Páginas
Recolhidas, p. 96. Também empregado como v.t.i. por Martins Napoleão (Oleiro Cego,
p. 85): “Como é terrível que ninguém responda / às perguntas da vida para a morte / hirto rochedo mudo aos brados da onda!...”.
– Ainda, como v.t.d. e i.: “Respondeu-lhe que estivera ausente.”, “Respondeu ao juiz que era vítima de uma calúnia.”.
Também, a redação é “se responderem as questões de 1 a 10” porque a construção está na voz passiva. Logo, não é índice de indeterminação do sujeito ou pronome reflexivo, como propõe um dos recursos. Trata-se de pronome apassivador. A ordem direta da sentença seria
“O fragmento a seguir será o texto base para que as questões de 1 a 10 sejam