TRABALHO
QUESTIONÁRIO:
1) O que é pecado venial? O que é pecado mortal? Explique o funcionamento dos pecados capitais no homem.
R:O pecado venial: que difere essencialmente do pecado mortal, comete-se quando se trata de matéria leve, ou mesmo grave, mas sem pleno conhecimento ou sem total consentimento. Não quebra a aliança com Deus, mas enfraquece a caridade; manifesta um afeto desordenado pelos bens criados; impede o progresso da alma no exercício das virtudes e na prática do bem moral; merece penas purificatórias temporais, nomeadamente no Purgatório .
O pecado mortal: que é cometido quando, ao mesmo tempo, há matéria grave, plena consciência e deliberado consentimento. Este pecado destrói a caridade, priva-nos da graça santificante e conduz-nos à morte eterna do Inferno, se dele não nos arrependermos sinceramente .
Não é pelo Jardim do Éden que esta história começa (tampouco termina). Se há um ponto de partida interessante para se falar do sagrado, ou mesmo de religião, esse ponto é desde quando e como os preceitos religiosos católicos intensificaram e atravessaram gerações, ao constar-se que tal religião perdura fortemente até os dias de hoje e introduziu a noção dos 7 Pecados Capitais.
Os preceitos religiosos católicos, por vários vieses, foram-se adentrando na relação humana com o pecado. Quando a confissão pública perdeu sua mágica, pois a época da Idade Média já previa uma leve alteridade ao antropocentrismo, a noção de confissão privada ganhou terreno através da consciência do pecador. O pecador, portanto, devia reavaliar suas ações, julgá-las através de sua consciência, arrepender-se das ações “erradas”, confessá-las às autoridades (nesse caso, os padres) e pagar as penitências impostas por essas autoridades, de acordo com a gravidade do pecado.
Para o Catolicismo, o pecado representa uma prisão ou falta de liberdade, bem como a incapacidade que alguém tem de agir conforme a razão. O homem em pecado é tido como o homem escravo do diabo.
Antes