ATPS DIREITO CIVIL ETAPA 3
ILHA DAS FLORES
De acordo com o filme ilha das flores, os direitos fundamentais a pessoa humana são violados de forma clara e inaceitável.
No Art 6º da cf. reza que, são direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a maternidade e a infância, a assistência aos desempregados, na forma desta constituição. As desigualdades sociais em nosso país e gigantesca a começar pelos alimentos onde é feito uma seleção, e os produtos que não serve para exportação, nem para os mercados municipais, vão parar nas prateleiras e bancas dos supermercados brasileiros.
No filme fica evidente o processo seletivo que o alimento passa até chegar no lixão da ilha das flores, onde o pior de tudo acontece os seres humanos ficam em segundo plano, esperando o que não serve para os porcos.
O direito a universalidade ali é quebrado ao não considerar aquelas pessoas como seres humanos, violam sua moral, dignidade, autoestima e os torna escravos de um sistema vicioso de pobreza.
O direito a assistência aos desamparados, pois demostra claramente a omissão do estado em dar assistência àquelas pessoas, tão carente de saúde e alimentação digna.
GARAPA
O filme garapa demostra os direitos da personalidade que são violados; através de um descaso do nosso estado em aplicar uma medida social de qualidade, onde todos os brasileiros tenham acesso a educação, a saúde, a alimentação, ao trabalho entre outros.
A falta de trabalho para aqueles pais, que se sente o mais miserável dos homens ao ver os seus filhos se alimentarem com água e açúcar, fere a sua honra e sua dignidade.
É ferido o direito a saúde e a educação, a aquelas crianças, que se alimentam mal e ficam desnutridas. Em um ambiente sujo e cheio de insetos.
Parece que aquelas pessoas estão abandonadas pelo estado, que não toma nenhuma providencia para mudar esse quadro terrível, que nossas crianças e adultos passam.