perguntas história da arte
1-FALE SOBRE A ARTE EGIPICIA NO ANTIGO IMPERIO, MEDIO IMPERIO E NOVO IMPERIO.
A arte egípcia por um lado, é marcada pela escrita avançada, e pela religião. Ela foi capaz de determinar o modo de vida, as relações sociais e hierarquias, direcionando todas as formas de representação artística daquele povo.
Eles eram politeístas, ou seja, acreditavam em vários deuses e esses poderiam mudar o curso de vida de cada um. Acreditavam, também, na vida após a morte. Baseados nisso, vemos túmulos, estátuas e vasos que eram deixados com os mortos. Toda a arquitetura egípcia, como exemplo, as pirâmides, eram edificadas sob contruções mortuárias, as chamadas tumbas. Elas eram idênticas às casas onde os faraós habitavam em vida. As pessoas de classe social mais importante eram sepultadas nas mastabas, que deram origem às grandes pirâmides.
A classe social era dividida entre sacerdotes e faraós, fazendo parte da classe alta, e de comerciantes, artesãos e camponeses, e mais abaixo ainda da camada estavam os escravos. Esse império se iniciou com Djoser o Antigo Império (3200-2200 a.C.) seu contribuição foi transformar o Baixo Egito no centro do reino.
Antigo Império: Construção grandes pirâmides;
Desenvolvimento da agricultura;
Conflitos políticos (faraósXnomarcas).
OBS: os nomarcas eram líderes de nomos (o egito, antes se ser formado haviam várias aldeias de nomos até juntar-se tudo!).
Médio Império: Restauração do poder dos faraós;
Ivasões estrangeiras;
Guerra contra os hebreus
Novo Império: Prosperidade;
Escravização dos hebreus;
Queda para os persas.
OBS: os persas conquistaram o povo egípcio e tomaram posse de todas as terras deles. Sucessivamente deixaram os hebreus voltarem para a sua terra.
2-FALE SOBRE A ARQUITETURA DORICA E JONICA.(Corintio)
Durante um longo período a população grega ficou separada em pequenos e pobres povoados sem nenhum tipo de organização arquitetônica e urbana, onde a cabana era a forma