Perguntas de treinamento e desenvolvimento
Definamos então o capital Intelectual,como o conjunto de ativos intangíveis mais importantes das empresas baseados no conhecimento, entendendo-se por conhecimento ao novo agente produtor de capitais econômicos e organizacionais. Os elementos principais da base do capital intelectual podem ser expressos da seguinte maneira:
O primeiro dos três componentes modulares do capital intelectual é o Capital Humano, que compreende a competência, conhecimento, valores e potencial inovador dos indivíduos dentro da organização. Uma frase gráfica resume claramente sua importância: O único capital que realmente importa é o capital humano.
Ao segundo elemento se pode chamar Capital da Economia de Mercado, que inclui os canais de distribuição e marketing de uma empresa, sua rede de associados por alianças estratégicas e a lealdade e capacidade de geração de ideias de seus clientes e provedores. O Capital Estrutural é a infra-estrutura inovadora da empresa, o meio pelo qual os Capitais Humanos e o Capital da Economia de Mercado convergem e finalmente se convertem em capital financeiro e utilidade.
O capital estrutural inclui a capacidade de mudança, a liderança dos gerentes, aprendizagem e trabalho de equipe da organização, suas estratégias, visão, cultura, sistemas informáticos, bases de dados, patentes e inumeráveis questões intangíveis que são as fontes verdadeiras do potencial do valor e da vantagem comparativa, ampliando a motivação dos seus funcionários e sua produtividade em praticamente todos os campos internos e externos.
Anteriormente, os ativos que aparecem nos balanços gerais, seus relatórios de perdas e ganhos, e outras ferramentas da civilização administrativa da era industrial, eram a área básica à qual se enfocavam os administradores das empresas. Com a chegada de inovadoras formas de negociação, novos mercados e a rapidez nos que se desenvolvem, estamos