Guia para construir Politicas de T&D
APRESENTAÇÃO
Este Guia é dirigido para orientar o processo de construção de políticas para a regência sistematizada do processo de gestão de Treinamento e Desenvolvimento.
O seu fundamento está contido nos extratos de diversas Normas, dentre as quais as que regem a Qualidade Total, as Organização e Métodos e em outras do acervo da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).
QUEM DEVE ELABORAR UMA POLÍTICA DE T&D
A equipe de T&D, incluindo o seu gestor, com o apoio dos profissionais das outras especializações da Gestão de TH.
FATORES QUE DEVEM COMPOR A POLÍTICA DE T&D
Além das disposições gerais, como sugerido a seguir nesse Guia, a título de referência panorâmica, a equipe de T&D deve compor e detalhar todos os procedimentos para normatizar os seguintes processos naturais de Treinamento e Desenvolvimento:
Participação em eventos internos;
Participação em eventos externos;
Participação em eventos no exterior;
Concessão de bolsas de estudos;
Participação em visitas técnicas e estágios.
POLÍTICA DE GESTÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO
MISSÃO DA ÁREA
Prover a .............. com ações de geração e transferência de conhecimentos e tecnologias, seus meios e formas de aplicação e gerenciar o processo de desenvolvimento dos talentos humanos.
PERFIL DOS SERVIÇOS
Identificar fontes externas para o fornecimento de tecnologias e conhecimentos, conforme as demandas internas e externas.
Gerenciar o processo de diagnose das necessidades de treinamento e desenvolvimento em todos os níveis.
Construir e operacionalizar as plataformas didáticas e metodológicas para a disseminação interna de tecnologias e conhecimentos.
Assessorar os clientes internos em processos de "coaching" voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional na carreira.
PERFIL DOS PROFISSIONAIS QUE COMPÕEM A EQUIPE
Os elementos críticos são:
Competência para diagnose