RADIOTERAPIA - BRAQUITERAPIA
KLEBERT DAVYD DE C. SOUSA
TERESINA-PIAUÍ
NOVEMBRO - 2013
KLEBERT DAVYD DE C. SOUSA
BRAQUITERAPIA
Trabalho apresentado ao Professor Ednaldo Junior da disciplina de Radioterapia da turma do 5° período, turno noite do curso de Tecnologia em Radiologia Médica.
UNINOVAFAPI – Pl. Uruguai
Teresina - 05/11/2013
SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO
2/3/4 – BRAQUITERAPIA
- HISTÓRIA
- COLOCAÇÃO DA FONTE
- TAXA DE DOSE
- DURAÇÃO DO FORNECIMENTO DA DOSE
5- CONCLUSÃO
6- REFERÊNCIAS
1-INTRODUÇÃO
Braquiterapia (da palavra grega brachys, que significa "curta distância"), também conhecida por radioterapia interna, radioterapia de fonte selada, curieterapia ou endocurieterapia, é uma forma de radioterapia em que se coloca uma fonte de radiação dentro de, ou junto à área que necessita de tratamento. A braquiterapia é utilizada normalmente como tratamento eficaz contra o cancro (câncer) do colo do útero, da próstata, da mama e da pele, podendo também ser utilizada no tratamento de tumores em diversas outras áreas do corpo. A braquiterapia pode ser utilizada independentemente ou em combinação com outras terapêuticas, como a cirurgia, Radioterapia de Raios Externos (EBRT, External Beam Radiotherapy) e Quimioterapia.
2/3/4 - BRAQUITERAPIA
Ao contrário da EBRT, em que o tumor recebe raios x de alta energia a partir do exterior do corpo, a braquiterapia implica a colocação precisa de fontes de radiação diretamente no local do tumor cancerígeno. Um dos aspectos fundamentais da braquiterapia é que a radiação afeta apenas uma área muito localizada junto às fontes de radiação. Fica assim reduzida a exposição de tecidos saudáveis que se encontram mais afastados das fontes de radiação. Além disso, se o doente se mover ou se