traqueostomia
Traqueostomia é um procedimento historico, onde podemos encontrar relatos de que desde a antiguidade a traqueostomia é realizada, temos como exemplo um hieroglifo encontrado em uma piramede egípcia simulando uma traqueostomia, no entanto Asclepiades (grego) foi o primeiro que em 100 a.C mencionou o procedimento. Temos também Antyllus (médico romano), que aproximadamente em 100 d.C descreveu a traqueostomia como incisão horizontal entre dois aneis traqueais como conhecemos hoje, já Brasavola foi o primeiro a indicar o procedimento para obstrução amigdaliana, realizau e publicau este procedimento cirurgico de fato.
Traqueostomia propriamente dita
Traqueostomia é uma abertura feita na garganta (traqueia), para promover conforto a um paciente.
Este procedimento é indicado em casos criticos como:
Obstrução de vias aéreas superiores;
Obstrução orotraqueal prolongada;
Tempo prévio ou complementar a outras cirurgias bucofaringolaringológica;
Facilitar a aspiração das secreções das vias respiratórias baixas;
Síndrome da apnéia hipopnéia obstrutiva do sono;
As cânulas mais usadas em nosso meio são as metálicas (Jackson), plásticas (Portex, Shiley), silicone e nylon. As cânulas variam em relação ao seu diâmetro interno, ângulo de curvatura, mecanismos de fechamento, número de cuffs, fenestrações, entre outros. As cânulas contêm um mandril em seu interior, que é um pouco mais longo que a cânula e de ponta romba, servindo como um condutor no momento da introdução na traquéia. As cânulas metálicas são constituídas de uma cânula externa e uma interna, esta última podendo ser retirada e lavada, sendo um importante fator de higiene local.
Cuidados pós operatorio
Após a cirurgia, no pos operatorio imediato deve-se pedir uma radiografia torácica pois o paciente pode evoluir para um peneumotorax, além disso com o RX podemos visualizar a ponta da canula.
Quanto a medicação prescrita principalmente será antibioticos pois por ser