Braquiterapia e radioterapia
Objetivo
Histórico
Os 4 R’s do Dr. Eric Hall
Princípios da Radioterapia
Braquiterapia
- Principais tipos de Radioisótopos utilizados
- Vantagens e desvantagens
- Radioproteção
- Métodos
- Equipamentos
Tipos de câncer
Radioterapia parcial da mama
Controle de qualidade em braquiterapia
Objetivo
Histórico
1895 – Descoberta dos raios-x RÖENTGEN, 1896 – Descoberta da radioatividade BECQUEREL, 1898 – Descoberta do Rádio e Polônio CASAL CURIE, 1900- 1° uso terapêutico do rádio para Braquiterapia de pele Dr. DANLOS
1896
Os 4 R’s do Dr. Eric Hall - Redistribuição
-Reoxigenação
-Reparo
-Repopulação
Princípios da Radioterapia
Teleterapia: A Teleterapia é uma modalidade de radioterapia em que a fonte de radiação é externa ao paciente.
• Vantagens: Baixa taxa de radiação; Diminuição do Tumor; Tratamento não invasivo; Sem necessidade de anestesia;
• Desvantagens: Maior tempo de exposição do paciente ; Compromete tecidos saudáveis; Efeitos colaterais: náuseas e diarréia.
Braquiterapia: Do grego BRAQUI, que significa “pequena distância”. Consiste no tratamento com radiação ionizante, onde a fonte permanece próxima ou no local do tumor. é a técnica radioterápica na qual se consiste em implantar uma ou várias fontes radioativas dentro de um tumor, de caráter temporário ou permanente. Poder ser realizada de forma isolada ou como complementação da radioterapia externa e/ou cirurgia.
• Vantagens: Dá uma alta dose no tumor com o mínimo de radiação para os tecidos vizinhos normais; “Curta duração do tratamento”. Controle da radiação que chega em outros órgãos ou tecidos próximos; Redução dos efeitos colaterais; Melhor qualidade do tratamento.
• Desvantagens: Não uniformidade da dose (Problema amenizado pela disposição das fontes, geometria); Segurança das radiações (Problema pode ser “solucionado” pela inserção mecanizada das fontes). Maior dose de radiação; Tratamento invasivo; Uso de