Prova microeconomia
1.
Como o advento dos carros bicombustíveis, alguns motoristas enfrentam, cotidianamente, um dilema entre abastecer seus carros com álcool ou com gasolina, como se refere o seguinte trecho da reportagem abaixo, publicada no caderno Economia do jornal Correio Braziliense. Gasolina vence álcool em Brasília Com a disparada dos preços do álcool nas bombas, os donos de carros bicombustíveis devem fazer as contas com cuidado na hora de abastecer. De acordo com uma pesquisa (...), encher o tanque com gasolina é mais vantajoso em, pelo menos, 15 estados e no Distrito Federal. (...) (...) Segundo os especialistas, por ser um combustível que rende menos, o álcool deve custar no máximo entre 60% e 70% do valor da gasolina para ser vantajoso ao motorista. Como se interpreta, nesse contexto, o princípio: “Os agentes econômicos respondem a incentivos”.
2.
(PROVÃO 2001, nº 7) Milton Friedman, prêmio Nobel de Economia, defende que a fixação do salário mínimo, embora tenha uma clara dimensão normativa, pode ser discutida no campo da economia positiva. a. Em que consiste a distinção entre economia positiva e economia normativa? b. Dê exemplos de afirmações positivas e normativas associadas à fixação do salário mínimo.
c.
3. Leia com atenção os trechos da reportagem seguinte, publicada no caderno Economia do jornal O Estado de S. Paulo em 28/4/05, e responda aos itens subsequentes: Bush quer mais refinarias para conter a alta no preço dos combustíveis (...) (...) O pedido de Bush foi mal recebido pelos grupos preservacionistas. (...) o presidente ‘está propondo uma política energética obsoleta, que depende de tecnologias do século passado’ (...) ele deveria exortar os americanos a gastar menos combustíveis e lutar pelo melhor aproveitamento dos derivados de petróleo’. a) Interprete a seguinte assertiva: “As pessoas enfrentam tradeoffs”.
b) Identifique o importante tradeoff associado à situação abordada