Locar - analise de sistemas
A empresa de locação de veículos Locar pretende informatizar seus processos para agilizar e melhorar o atendimento a seus clientes. A empresa trabalha com aluguel de veículos, os quais precisam ser classificados por tipo (carro, moto, caminhonete) e cadastrados com o número da placa, Renavam e chassi, marca, modelo, ano de fabricação, cor e categoria, além disso deve ser atualizada, após cada devolução, a quilometragem do veículo.
Os alugueis de veículos são autorizados apenas para clientes cadastrados. Um cliente para ser cadastrado necessita ser maior de 21 anos e ter habilitação a pelo menos 2 anos. No ato do cadastro será solicitado ao cliente cópia do documento de habilitação e comprovante de endereço. A ficha cadastral deve ser preenchida com o nome, o número do registro da CNH, do RG e do CPF, o endereço e o número do telefone do cliente. Após o cadastro será entregue ao cliente um cartão com o código e outros dados cadastrais. Caso o cliente fique mais de 3 anos sem efetuar alugueis, o cadastro dele será excluído.
Ao alugar o veículo, o cliente informará se ele mesmo irá conduzir e em caso negativo, o nome e o número do registro da CNH do condutor que deverá ser habilitado a no mínimo 2 anos. Da ficha de aluguel constará, além dos dados do cliente e do condutor, os dados do veículo e qual o funcionário que efetuou o aluguel.
A locação poderá ser por diária ou por quilometragem. Na locação por diária será cobrado um valor por dia de serviço. Na locação por quilometragem o valor do serviço será cobrado por quilometro. Será entregue um recibo de locação ao cliente no momento do aluguel. O valor do aluguel inclui o seguro com cobertura total. Poderá ser cadastrado também Condutores adicionais, desde que expressa e previamente autorizadas pela Locadora no contrato de locação. O condutor adicional deverá ter mais de 21 anos e possuir carteira de habilitação há mais de 2 anos.
Para cada condutor adicional