Perfil do Mercado de Trabalho de Leme
A competitividade por oportunidade de trabalho aumentou consideravelmente, levando, inclusive, as empresas a adotarem metodologias que não condizem apenas à qualificação e experiência profissional do trabalhador, mas também, análises subjetivas e discriminatórias.
No atual contexto da economia brasileira e mundial, São Carlos não se distancia de problemas como falta de mão de obra capacitada para preenchimento de oportunidades de trabalho, bem como necessidade de inclusão social através de geração de renda.
Neste sentido, a Secretaria Municipal do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com a Comissão Municipal do Emprego, vem promover esse I Encontro para Formação da Rede de Qualificação de Leme, pois entendemos que a qualificação profissional como um conjunto de políticas que se situam na fronteira do Trabalho e da Educação, intrinsecamente vinculadas a um projeto de desenvolvimento includente, distribuidor de renda e redutor das desigualdades, a qualificação social e profissional pode desempenhar papel relevante na probabilidade de obter/manter emprego e de aumento de renda para uma ampla gama de trabalhadores e, integrada à educação básica, configura-se como instrumento importante de combate à pobreza e exclusão social.
Desta forma, pretende-se com esse encontro iniciar a formação de uma rede de qualificação, para que possamos conhecer todos os trabalhos desenvolvidos pelos órgãos de formação de mão de obra, e construirmos uma agenda comum de compromisso com o Trabalhador Lemense. A proposta é identificarmos os potenciais e problemas, refletirmos sobre eles, e, juntos construirmos um plano de municipal de qualificação profissional, visando potencializar as ações de qualificação e ampliar as parcerias com a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.
2. Mercado de Trabalho
O Município de Leme possui, cerca de 93.576 habitantes. A análise das condições de vida de seus habitantes mostra que a renda domiciliar