SELE O POR COMPET NCIA RESENHA
1273 palavras
6 páginas
ArtigoResumo:
O presente trabalho tem por objetivo analisar as técnicas utilizadas no modelo de seleção por competências em duas empresas, além de verificar a opinião dos profissionais de recursos humanos acerca das dificuldades e dos benefícios no processo de seleção por competências. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado mediante pesquisa de campo. Utilizou-se a entrevista estruturada junto a dez profissionais da área de recursos humanos das empresas, objeto de estudo. Com base nas informações coletadas, concluiu-se que as técnicas mais empregadas são as seguintes: aplicação de testes psicológicos e específicos; uso de jogos e dinâmicas; realização de entrevista comportamental. Quanto às dificuldades, foi apontado o tempo disponibilizado para conciliar os procedimentos inerentes a este modelo, em face das vagas emergenciais e a formulação das perguntas feitas aos candidatos, capazes de captar a total sinceridade do candidato e as expectativas dos requisitantes acerca das competências realmente desejadas. No que tange aos benefícios, estes se fundamentam na objetividade, tendo como foco a demanda específica da vaga e a redução de custos, uma vez que a análise precisa do perfil das competências diminui os erros e à aderência à vaga, o que possibilita esboçar, detalhadamente o perfil apropriado dos candidatos para as respectivas oportunidades. Além disso, proporciona melhores resultados à organização, visto alinhar as competências individuais às organizacionais, tornando, assim, seus processos mais eficazes.
Conclusão:
No momento atual em que vivemos, o departamento de recursos humanos passou a exercer também um papel muito importante na estratégia e competitividade organizacional.
Isso se deve ao fato de se obter uma melhora contínua nos processos de captação de pessoas, desenvolvimento e treinamento de funcionários, de acordo com as competências necessárias.
Cláudio Domingos (apud GRAMIGNA, 2206, pág 89) define