Les Es Meniscais
Os meniscos eram considerados como resíduos inúteis dos músculos das extremidades inferiores até a compreensão acerca da importância para a saúde a longo prazo do joelho e a preservação após uma lesão adquiriu alta prioridade.
Os meniscos são constituídos principalmente por colágeno tipo I, possui um arranjo tipo espinha de arenque na superfície que permite as forças de cisalhamento com uma artrocinemática articular normal e a orientação das fibras mais profundas é circunferencial.
Os meniscos recebem suprimento sanguíneo das artérias geniculadas superiores e inferiores mediais e laterais e possuem uma vascularidade variável.
O suprimento vascular penetra por 10 a 30% da largura do menisco medial e por 10 a 25%da largura do menisco lateral.
O terço periférico é denominado com freqüência de zona vermelha, o terço médio é a zona vermelho-esbranquiçada e o terço central é a zona branca (avascular).
O menisco recebe sua nutrição por difusão e possui uma taxa metabólica baixa e uma respiratória baixa. Sendo que o reparo do menisco leva em conta essa resposta respiratória baixa e, com frequência, utiliza o suprimento sanguíneo periférico para ajudar no processo de cicatrização.
Os meniscos desempenham muitas funções tais como: aumentar a congruência e a estabilidade articulares, transmitir a carga através da articulação do joelho, com 40 a 50% da carga compressiva sendo transmitida através do menisco em extensão plena e 85% com 90 graus de flexão, absorvente dos choques embora o osso subcondral seja o principal absorvente estático dos choques do joelho, sendo a mais importante a lubrificação articular e a nutrição da cartilagem articular.
A meniscectomia parcial com uma redução de 10% na área de contato acarreta um aumento de 65% nos estresses locais máximos, enquanto a meniscectomia total reduz a área de contato em 75% e aumenta os estresses locais máximos em 235%.
A meniscectomia total não é mais realizada como rotina, por causa das alterações