Selecao Tradicional X Selecao Por Competencias
Autores:
Aline Jerônimo de São Leão
Amanda Chiacchio
Bruno Prandi
Camila Duela
Luiz Henrique Barros
Rodrigo Chuahy
Seleção Tradicional X Seleção por Competências
São Paulo
2014
1 . Introdução
O recrutamento e seleção de pessoas dentro de uma organização são de extrema importância, pois as pessoas compõem o principal ativo de uma empresa. Falhas nesse processo comprometem na produtividade do trabalho e no desempenho das equipes nas organizações. Selecionar a pessoa certa para o lugar certo significa a decorrência de um processo de seleção eficaz, além de agregar valores para os objetivos da empresa.
O processo de recrutamento e seleção é uma atividade que procura atender as necessidades internas da empresa, mediante de métodos e técnicas específicas criadas para atrair e escolher os melhores candidatos. Ao longo do tempo foram se consolidando os procedimentos tradicionais. Mais recentemente, desenvolveu-se um novo método de seleção no mercado de trabalho. Trata-se da seleção por competências, que torna o processo de seleção mais ágil e objetivo por ter a perspectiva de resultados no cargo e na função como foco principal.
O grande objetivo da seleção por competências é criar um perfil de competências para cada cargo dentro da empresa, isto é, elaborar um mapeamento de competências que façam parte das estratégias de competitividade e diferenciação no mercado de trabalho.
No debate contemporâneo sobre excelência organizacional, não há dúvidas que o conceito COMPETÊNCIAS assume lugar de destaque. É um dos jargões mais utilizados na administração moderna. Segundo Moscovici (1994) renomado psicólogo social, o desenvolvimento de competências compreende os aspéctos intelectuais inatos e adquiridos, conhecimentos, capacidades, experiência e maturidade. Uma pessoa competente executa ações adequadas e hábeis em seus afazeres, em sua área de atividade.
Para Hipólito (2000) o conceito de competência sintetiza a