TRABALHO DE ARTES PRE HISTORIA
Esse é o período mais longo da história da humanidade. Ele compreende um espaço temporal que se inicia há 150 mil anos, datação em que se encontra os mais antigos vestígios do ser humano na face da terra, até o surgimento da escrita, por volta de 3500 a.C. Aliás, o termo pré-história é referente a falta dos registros escritos dessa fase da existência humana. Como esses povos não registravam os acontecimentos de seu tempo pela escrita, costumou-se chamá-los dessa forma. O que não significa que não possuam um rico legado a ser pesquisado.
Para conhecer mais sobre o homem desse tempo, a História usa outras ciências ligadas a ela, como a Paleontologia Humana – que estuda os fósseis humanos, ossos, dentes etc. E a Arqueologia Pré-histórica – que estuda os instrumentos usados pelos povos antigos, como lanças, pedras etc. – para reconstruir a realidade desses primeiros habitantes.
Didaticamente, a pré-história está dividida de acordo com os avanços tecnológicos de sua época. A primeira fase, que é a mais longa, é chamada de período Paleolítico ou a Era dos Caçadores/Coletores. A segunda fase é o período Neolítico ou a Era dos Agricultores/Criadores, já a terceira é a Idade dos Metais, quando a sociedade humano passou a se tornar mais complexa, até surgir as primeiras civilizações e a escrita.
Período Paleolítico
Nessa fase, os grupos humanos não eram muito numerosos e isso se dava por diversos fatores. A questão da sobrevivência era uma delas, pois era muito incerta, já que estava envolta de muitos riscos. Eles dependiam da caça de animais selvagens e da coleta de alimentos que pudessem encontrar na natureza, como frutas, verduras e legumes.
Essa insegurança alimentar fazia com que esses povos tivessem um estilo de vida nômade, ou seja, não possuíam residência fixa, viviam sempre migrando para outras regiões quando percebiam que a caça se tornava escassa ou mesmo para fugir do frio intenso, ou para