Perfil do engenheiro do século xxi
Lívia Pimentel Suhett Matrícula 201220227
Segundo o dicionário, Engenheiro é:
“Uma pessoa que adquiriu uma formação superior e se especializou na colocação em prática de certas aplicações da ciência. Os seus conhecimentos tornam-no apto a participar em investigações, a ocupar funções científicas ou técnicas ativas, com vista a criar, organizar, dirigir os trabalhos que daí decorrem e ter um papel na chefia ou na assessoria técnico-científica.”
Classicamente, o engenheiro é visto como um técnico especializado na solução de problemas específicos e limitados a determinadas atividades ou campos de interesse.
O que o Engenheiro precisa saber?
Física ? Normas?
Geologia ?
Química ?
Cálculo?
Desenho?
Técnicas ?
O ensino técnico sem uma base sólida no conhecimento científico resulta na rápida obsolescência profissional e na incapacidade de acompanhamento dos avanços tecnológicos.
COMUNICAR MOTIVAR
CRIAR
LIDERAR
Dominar idiomas
RELACIONAR
Hoje, precisam ser vistos como profissionais polivalentes aptos a contribuir para a solução de uma grande diversidade de problemas humanos, trabalhando em equipe e em temas interdisciplinares que envolvem a cooperação com outras categorias.
Segundo Fleury (1996), os perfis dos novos engenheiros seriam: "Engenheiros Sistêmicos – Desenvolvimentistas” Se concentrariam em gerar novos modelos administrativos, novos processos e capacitação tecnológica. “Engenheiros Sistêmicos - Operacionais" Teriam sua atuação concentrada na gestão dos processos, sem perder de vista as relações sistêmicas.
Mudanças
Antigamente, o profissional otimizava suas soluções com uma forte contribuição pessoal: a experiência que lhe dava uma noção de grandeza.
O que marcou a época moderna: Desenvolvimento da racionalidade e conhecimento científicos. Uso da racionalidade científica como fator essencial da produção – desenvolvimento tecnológico. Crença do progresso da