Resenhas de introdução à Engenharia Civil
Engenharia Civil (1º ano)
Mariana de Souza Caldas
RESENHAS SOBRE O PERFIL DO ENGENHEIRO NA ATUALIDADE
Cuiabá
2014
A formação do engenheiro.
‘’ A formação do engenheiro’’, pelo Eng. Ivan Gilberto Sandoval Falleiros (Prof. Dr., Diretor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo), de 7 de março de 2007, tem como pauta a composição da formação do engenheiro nos dias de hoje, levando em consideração a estrutura acadêmica dos cursos da área em contraponto às exigências do mercado.
Na introdução, o autor busca o histórico da criação das universidades, segundo o qual as escolas de engenharia nasceram em meio à hegemonia das escolas de humanidades e medicina. Fato esse que foi determinante à tendência de formação teórica, científica e básica; a qual foi suficiente por certo tempo em relação à demanda.
Contudo, a partir do advento industrial, a figura do engenheiro passou a implicar funções mais complexas, dinâmicas e d. Assim, se inicia o conflito: especialista x generalista. Pois, ao passo que a carga acadêmica teórica do engenheiro é necessária, a constante necessidade de inovação bate à porta exigindo o desenvolvimento prático de diversas habilidades específicas por parte do engenheiro.
Mais além, ao buscar alternativas e continuação do aprendizado, o engenheiro se depara com um ensino retrógrado que não visa formação de atualização, mas o projeta à carreira docente.
Dessa maneira, faz-se necessária a reformulação e reestruturação do ensino da engenharia, de forma a desenvolver o raciocínio lógico aplicado a versatilidade tão necessária no contexto atual.
O perfil desejável do engenheiro para o século XXI.
‘’ O perfil desejável do engenheiro para o século XXI’’, por Jarbas Milititsky, veiculado na Revista da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, traz à tona a discussão acerca dos elementos necessários à formação de