analise
Influência na taxa de juros através de investimentos da iniciativa privada com incentivo do Governo ao financiamento.
Um dos principais pontos abordados no texto analisado é o investimento em construção de residências, onde o governo estimulou com grande preponderância através da Caixa Econômica com o plano minha casa minha vida, facilidades para adquirir materiais de construção, impulsionando o uso desses valores tanto por parte dos consumidores, tanto por parte das construtoras.
Influência na taxa de juros através do consumismo constituído por financiamento.
Outro ponto abordado é o dispêndio dos consumidores por bens duráveis. A disponibilidade de abertura de crédito para consumidores aumentando a demanda por compra de televisores, veículos com parcelamento cada vez mais longos em que o consumidor não visualiza o valor final do bem, mas sim se o valor da parcela estará agradável ao mesmo.
E o governo por sua vez, para controlar a inflação e a demanda por parte da população, faz o uso de uma de suas ferramentas, aumentando a taxa de juros para reprimir o consumo exarcebado.
Influência na taxa de juros através dos Gastos Públicos financiáveis.
Os gastos públicos podem ser considerados como um dos principais meios de atuação do governo. Através deles, o governo manifesta as suas prioridades mediante a prestação de serviços públicos básicos e a realização de investimentos. Vários fatores afetam o nível dos gastos públicos e suas oscilações, dentre eles: a renda nacional, a capacidade do governo em obter receitas, problemas sociais, mudanças políticas, desenvolvimento tecnológico, gastos públicos em períodos anteriores, entre outros. Esses influenciam no comportamento e no nível de gastos governamentais, direta ou indiretamente, em qualquer país do mundo.
O tamanho do Estado talvez seja mais bem mensurado se medido através do gasto público, todavia, tem-se