Robótica
Quanto as pilhas, as de 1,5V costumam ser as Duracell não recarregáveis, por exemplo. As de 1,2V são as pilhas recarregáveis. Por isso a diferença.
BESC costuma ser a sigla de Brushless Electronic Speed Controller, um controlador de motores brushless.
Quanto ao controle e o receptor, geralmente quando você tem os dois você não precisar usar um Arduino pois você liga o controlador de motores diretamente no receptor do rádio controle (se seguir o padrão PPM). Você precisa de um Arduino em um robô se quiser construir um robô inteligente, que lê sensores para desempenhar alguma função.
Você pode ligar servo motores diretamente ao receptor do rádio controle, para fazer o controle de direção.
Você primeiramente deverá atentar-se de que existem ESC (electronic speed controller) para motores com escova (Brushed) e para motores sem escova (Brushless). No caso, os dois ESCs são diferentes e cada um somente pode ser usado para seu tipo específico de motores. Você deverá pegar na carcaça do ESC e ver seu código, seu modelo, sua marca e pesquisar na internet se trata-se de um controlador para motor com escova ou sem escova, e qual a corrente que ele pode drenar.
Para saber a corrente dos motores a melhor forma é encontrar alguma dica em sua carcaça de qual seria o modelo do motor e pesquisar na internet. Caso não tenha nada no motor que diga isto, você deverá fazer testes de bancada e encontrar todas as especificações do motor. Neste caso, sugiro procurar na internet por testes de bancada em motores.
Pode ser usado um motor mais forte desde que o controlador de motor possa drenar corrente suficiente para o motor. Existe a limitação do controlador de motor. Você deve ter em mente quantos amperes o motor precisa para funcionar, quantos amperes seu controlador poderá drenar e quantos amperes por hora sua bateria poderá fornecer.
Não existe uma melhor bateria no geral. Existe melhor bateria