Perfil Do Educador
O cenário escolar tem sofrido diversas mudanças. Hoje o público da educação regular não se limita mais a um grupo de alunos com traços padrão como a muito tempo foi considerado; hoje este cenário se enriqueceu, conta com a valorização das diferenças, um cenário que valoriza o perfil de cada aluno e respeita seu ritmo de aprendizado, considerando cada um individualmente, e assim buscando o melhor desenvolvimento possível das suas capacidades/habilidades para sua plena cidadania.
O educador tendo um papel altamente importante neste cenário também precisou evoluir, hoje trabalhar frente a inclusão exige uma ampla gama de conhecimentos, podemos até dizer que é preciso haver uma educação continuada, pois não existe mais uma visão padrão de alunos, cada um tem suas capacidades e competências que necessitam de estímulos diferentes para serem desenvolvidas; e é o educador que tem papel fundamental no auxilio desta busca do conhecimento e maneiras de desenvolvê-lo.
Para tanto, podemos dizer que o profissional da educação para ter um papel eficaz precisa buscar conhecimentos constantes para auxiliar em sua pratica e tornar o conhecimento acessível e significativo ao seus educandos; exige-se desse grande esforço para exercer com êxito sua profissão neste universo tão diversificado, afinal cada um de seus alunos deve ser respeitado e desenvolvido considerando suas diferenças.
Afinal como nos coloca Hamze, “O papel do professor deve ser o de ajudar o aluno a desenvolver sua aptidão do pensar, através da técnica do diálogo, estimular a capacidade cognitiva do aluno através do saber aprender, saber fazer, saber agir, saber conviver e se conhecer. O educando deve aprender a ser sujeito do próprio conhecimento que aprende a aprender, a buscar informação, como sujeitos pensantes de maneira prática e analítica.”
O professor deve auxiliar seus alunos com metodologias e práticas diversificadas, para que assim o aluno seja autor na construção