PERFIL DO EDUCADOR SOCIAL
Educar nos exige: Rigorosidade metódica, respeito ao educando, corporificação das palavras pelo exemplo. Não ter medo de aceitar o novo, rejeição de qualquer tipo de descriminação, bom senso, humildade, alegria e tolerância e essencialmente convicção que a mudança é possível. O educador social sendo profissional que trabalha com usuário em situação de venerabilidade social, os quais são participes de programas sociais, não sendo satisfatório apenas seu domínio quanto saber teórico ou na boa intenção. Suas ações não são unicamente pedagógicas, mas também políticas e ideológicas . esse profissional deve desenvolver um real respeito pelo ser humano. Capacidade para perceber, na comunicação, os aspecto que subjazem à palavra dita; transparência na sua forma de ser, diante dessas exigências ao educador social, é relevante citar que esta profissão é cercada por outras profissões e especializações, as quais têm papéis fundamentais para a complementação do entendimento de situação que fogem do âmbito de intervenções do educador social.
O educador social deve apoiar a pessoa individualmente para alcançar e satisfazer seus objetivos, bem como exercícios da cidadania. Aqui nos referimos à pessoas sendo crianças, adolescentes e Suas famílias. Isto implica, por exemplo: apoiar as pessoas em seu desenvolvimento para que elas mesmas possam desenvolver e solucionar os seus problemas individuais e grupais;
Potencializar as habilidades, permitindo que o mesmo decida por se mesmo, o importante é empoderar para que seja capaz de entender e atuar dentro de sua comunidade, através de suas próprias perspectivas, conhecimento e habilidade.
Quando mencionamos sobre as competência exigidas ao Educador Social na atualidade, podemos caracterizar como sendo estas , uma sínteses de conhecimentos, habilidades atitudes imprescindíveis a atuação do profissional.
Desta forma, segundo Mezzaroba (2008), o Educador Social deve