Perfil do Controller
No entanto na atual dinâmica em que o mercado e a economia se encontram, as empresas tem a necessidade de se adequarem às essas transições. Nesse cenário, o controller tem papel importante, gerando informações confiáveis e eficazes, supervisionando os setores de contabilidade, finanças, administração, informática e recursos humanos, tomando decisões que envolvem a todos e principalmente atuando constantemente em mudanças, assumindo assim, um papel fundamental dentro das organizações, que é de conhecer o ‘chão-de-fábrica’, para levá-la a eficácia.
O controller em seu perfil profissional deve exercer a função de líder, possuindo um bom relacionamento com a empresa, obtendo confiança e respeito, estando atento aos assuntos em pauta, com o intuito de obter os objetivos.
Oliveira revela algumas características que deve possuir o contoller.
- sempre que possível, assumir a posição de conselheiro ou exercer o papel de consultor na busca de soluções para os problemas, nunca a de crítico. - ser imparcial e justo em suas críticas e comentários, ao desempenhar as funções de controller e avaliação de desempenho dos demais departamentos e executivos da organização. - ter a capacidade de vender suas ideias, em vez de procurar impor suas opiniões, por mais válidas e interessantes que elas sejam. - Ter, principalmente, a capacidade de compreender que, o desempenho de suas funções, suas contribuições para outras áreas sofrem limitações. Por melhores que sejam seus relatórios, mesmo que baseados