As atribuições da Controladoria e o perfil do Controller
São atribuições da Controladoria: dar suporte informacional e exercer o controle das atividades de uma entidade em todas as etapas do processo de gestão, visando assegurar os interesses da empresa. Através das funções da Controladoria pode-se orientar a aplicação de um planejamento estratégico na empresa.
De acordo com Oliveira (2005) citado por Carvalho (2008) afirma que a Controladoria deve possuir uma estrutura sólida de modo a suprir as necessidades de controles sobre as atividades rotineiras durante o processo de gestão da empresa. A estruturação da Controladoria deve estar ligada aos sistemas de informações necessárias à gestão, tanto dos aspectos rotineiros como dos gerenciais e estratégicos. Dessa maneira, pode-se visualizar a Controladoria estruturada em dois grandes segmentos: (a) contábil e fiscal: nesse segmento, são exercidas as funções e atividades da contabilidade tradicional, como escrituração contábil e fiscal com geração de relatórios para fins societários, fiscais, publicações, auditorias, etc.; e (b) planejamento e controle: englobam este segmento as atribuições concernentes à gestão de negócios, como questões orçamentárias, projeções, simulações, aspectos estratégicos de apuração e análise de custos, contabilidade e análise de desempenho por centros de responsabilidade, planejamento tributário, etc.
Além da descrição das atribuições convencionadas à função de controller, em publicações que abordam esta temática, a definição de Controladoria também aparece vinculada a uma área do conhecimento humano, segregado das Ciências Contábeis, bem como a um órgão administrativo. De acordo com Mossimann, Alves e Fisch (1993) citado por Carvalho (2008), a Controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Podendo ser visualizada sob dois enfoques: (a) Como um órgão administrativo com uma missão, função e princípios norteadores definidos no modelo de