Perfil da nova secretária executiva
A Secretária Moderna
2. TEMA
O Novo Perfil do Profissional de Secretariado
Aborda a evolução da profissão de secretária desde seu surgimento até os tempos atuais, bem como sua importância no mercado de trabalho globalizado e destaca as mudanças ocorridas no perfil desta profissional.
3. INTRODUÇÃO
Não existe, precisamente, uma data que indique o surgimento da profissão de secretária. De acordo com Natalense (1998) a profissão não tem a sua origem muito conhecida. Os primeiros registros da profissão datam dos tempos dos Faraós, quando era exercida pelo sexo masculino, na figura dos escribas (aquele que na antiguidade dominava a escrita e, a mando do regente, redigia as normas do povo ou de uma determinada religião).
Pereira (2005) destaca: Pela descrição do trabalho do escriba, observa-se que existem semelhanças com o trabalho do secretário, resguardando, obviamente, as características de cada época.
Pereira (2005) ainda destaca que:
A mulher passou a atuar como secretária, de forma expressiva na Europa e nos Estados Unidos, a partir das duas Guerras Mundiais. Com a escassez de mão-de-obra masculina, desviada para os campos de batalha, e com uma estrutura industrial/empresarial desenvolvida, as empresas não tiveram outra alternativa para manter-se em funcionamento senão a de utilizar mão de obra feminina em todas as áreas.
As principais mudanças no perfil do profissional de secretariado ocorreram na década de 80 e foram relatadas por Natalense (1998), que incluem a regulamentação da profissão, o fortalecimento do movimento de classe e o surgimento dos primeiros sindicatos desta categoria.
Segundo Medeiros e Hernandes (2009):
Secretaria é uma profissional que assessora o executivo, transmite-lhe informações e executa as tarefas que lhe são confiadas. Ela transformou-se, no mundo moderno