Sistema elétrico brasileiro
GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA
Disciplina: GERAÇÃO DE ENERGIA DISTRIBUÍDA
Prof.a: Antônia Sônia Alves Cardoso, Ph.D
Aluno: Virgilio Almeida Medeiros
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica
PUC Minas
Março 2011
I - O Sistema Elétrico Brasileiro
O Sistema de produção e transmissão de energia elétrica nacional por seu tamanho e características pode ser considerado único no mundo.
Com quase 192 milhões de habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2009), o Brasil se destaca como a quinta nação mais populosa do mundo. Até outubro de 2010, cerca de 95% da população tinha acesso à rede elétrica, o mais universalizado dos segmentos de infra-estrutura do país. Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o país conta com mais de 68,6 milhões de unidades consumidoras em 99% dos municípios. Destas, cerca de 85%, são residenciais.
A Cemig Distribuição S/A, que atende Minas Gerais, é a maior distribuidora em volume de unidades consumidoras, com 7 milhões, seguida da Eletropaulo Metropolitana Eletricidade de São Paulo S/A, com 6 milhões, e da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), com 4,84 milhões.
A potência instalada atual compreende 113.750 megawatts (MW), com 68% de fonte hídrica e 26% de fonte térmica (Aneel). Buscou-se também o espaço de geração de energia elétrica a partir de fontes renováveis (4%) e em 2008 realizou-se o primeiro leilão de biomassa (bagaço de cana-de- açúcar). A participação de térmicas para geração de eletricidade continua aumentando, especialmente nos últimos leilões de energia.
A eficiência energética possui importância estratégica na busca de soluções ambientalmente sustentável para garantir o equilíbrio entre a oferta e demanda de eletricidade. Os projetos apresentados pelas distribuidoras de energia elétrica nessa área, ciclo em 1998-2010, totalizam investimentos de mais