Perfil atual do engenheiro no mercado
Bauru, 11 de março de 2012
GESTÃO VS ENGENHEIRO: O que o mercado de trabalho espera dos engenheiros?
Com o mundo globalizado, os sistemas industriais e econômicos estão em constantes mudanças, aumentando assim os requisitos para a competitividade das empresas. A concorrência está cada vez mais acirrada, necessitando de profissionais adequados ao cenário, que está sempre mudando também.
Devido ao cenário cada vez mais concorrido, as competências exigidas tornam-se cada vez mais elevadas. No caso do engenheiro, este não deve se limitar apenas no seu lado técnico, mas também precisa ter noção e conhecimentos em diversas áreas como finanças, economia, marketing, psicologia do trabalho e muitas outras, que antes não eram tão consideradas. Em outras palavras, o engenheiro deve ter um espírito empreendedor.
Porem, isso tudo ainda não garante seu preparo para o mercado de trabalho, pois segundo o trabalho “O PERFIL DO ENGENHEIRO SEGUNDO AS EMPRESAS” feito por Michelle Mike Nose e Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto em 2001, o engenheiro deve ser capaz de trabalhar em equipe, ser capaz de trabalhar levando sempre em consideração a ética, ter conhecimentos técnicos sólidos, ser capaz de administrar mudanças, ter espírito de liderança, ser capaz de trabalhar sobre pressão, ter capacidade de negociação, ser capaz de tomar decisões, ser flexível, ter habilidades para trabalhar com pessoas, ter conhecimento da língua inglesa e ter conhecimento de informática. Estes dados foram resultados da análise de trabalhos de diferentes autores (M. C. Moraes, R. S. Ferreira, W, P, Longo e M. O. da C. Telles, M. J. G. Salum), pegando os pontos em comum.
Alem disso tudo, segundo o autor M. C. Moraes em seu livro “O perfil do engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais”, editado em 1999, o engenheiro do novo milênio deve ser dotado de inteligências múltiplas, que constrói o conhecimento em função da sua bagagem genética, cultural e