ESPORTE COLETIVO E PERFIL DE TRABALHO DO ENGENHEIRO
COMPARAÇÃO ENTRE O PERFIL PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO SEGUNDO AS EMPRESAS NA ATUALIDADE E O PERFIL DESENVOLVIDO EM ESPORTES COLETIVOS
OTÁVIO AUGUSTO LIBANIO MELO
ENGENHARIA MECÂNICA
Belo Horizonte
Novembro/2014
INTRODUÇÃO
O avanço acelerado das tecnologias somado à ampliação do número de profissionais cada vez mais específicos têm impactado a carreira dos profissionais de engenharia de maneira significativa no mercado atual. O perfil de engenheiro procurado pelas empresas dos anos dois mil (2000) não se encaixa nos padrões dos profissionais que exerceram suas carreiras nos anos noventa (90).
O surgimento das tecnologias ainda acompanham fatores como: Preocupação ambiental, vida útil reduzida de produtos, redução de gastos, tendências de mercado e fortes concorrências. Esses fatores somados requerem um profissional cada vez mais preocupado com aspectos menos técnicos e mais produtivos.
O surgimento de profissionais cada vez mais específicos faz com que o conhecimento técnico do engenheiro moderno não seja primordial para a indústria, no entanto a capacidade administrativa e logística desse profissional passaram a ser os requisitos mais valorizados no mercado moderno.
Este trabalho fundamentado em artigos apresenta o resultado de forma resumida sobre o perfil do engenheiro moderno e de suas capacidades profissionais, e ainda compara com as capacidades exigidas e desenvolvidas no esporte coletivo.
DESENVOLVIMENTO
O PERFIL DO ENGENHEIRO MODERNO
O perfil do engenheiro moderno foi traçado com base em pesquisa em currículos universitários (principalmente engenheiro mecânicos), autores que desenvolveram referencial teórico no assunto e pesquisas em empresas de São Pulo na região de Santo André.
AUTORES;
Perfil do engenheiro no trabalho de MORAES [Escola de Engenharia da USP/1995] (Ref. [2])
De acordo com a conclusão da