Área de atuação do Engenheiro de Produção
Este trabalho de pesquisa tem como tema “As principais áreas de atuação do Engenheiro de Produção”. Segundo Cunha (2002), o ensino das ciências da Engenharia vem tendo um acompanhamento histórico a partir dos avanços dos processos industriais. Pois com o avanço do conhecimento principalmente nas áreas de Engenharias, houve a necessidade de criar outros ramos que pudesse estudar de forma mais aprofundada certas situações dentro do contexto dos processos industrial.
A engenharia de produção desenvolveu-se, ao longo do século XX, em resposta às necessidades de desenvolvimento de métodos e técnicas de gestão dos meios produtivos, demandada pela evolução tecnológica e mercadológica. Enquanto que os ramos tradicionais (...), a Engenharia de Produção veio a concentrar-se no desenvolvimento de métodos e técnicas que permitissem otimizar a utilização de todos os recursos produtivos (CUNHA, 2002, P. 06).
O mercado atual está precisando cada vez mais de mão de obra qualificada, o que tem levado muitos jovens a ingressar na vida universitária, conhecer a área de atuação e as oportunidades profissionais aos formados é um desejo de qualquer acadêmico; além disso, se faz necessário conhecer o perfil dos jovens que querem ingressar no mercado de trabalho.
Para Borchardt; Vaccaro; Azevedo e Ponte Jr. (2009, pag. 5), “a dinâmica dos sistemas produtivos exige que os profissionais que atuam em funções típicas da Engenharia de Produção tenham perfil integrador e estejam em constante atualização de suas competências”. O que faz com que haja uma maior especialização e capacitação dos conhecimentos do Engenheiro atual.
De acordo com Cunha (2002), houve a necessidade de se criar a Engenharia de Produção, pois os cursos da área das ciências da Administração de Empresas não abrange a parte gerencial e não tem foco na resolução de problemas relacionados com a mobilização de recursos técnicos.
Descobrindo as áreas de atuação do Engenheiro de Produção norteia o candidato