Análise Critica sobre 4 artigos científicos sobre distúrbios alimentares
Em comparação entre os temas apresentados em todos os artigos, as principais citações estão relacionadas aos diversos comportamentos que podem aparecer em pessoas com distúrbios alimentares, como obesidade, sobrepeso, bulimia e anorexia. Compulsão alimentar, dietas exageradas, compensações orais e insatisfação com o próprio corpo são alguns destes principais comportamentos. Na intenção de melhorar a vida destas pessoas que sofrem de baixa-estima e possíveis patologias psicológicas e fisiológicas, a Terapia Comportamental Cognitiva é um dos principais instrumentos que podem ser utilizados no controle destes comportamentos destrutivos.
Foi comprovado, ao longo de estudos na área, que é realmente ativo, o papel da Terapia no tratamento destas doenças. No primeiro e no último artigo citados neste trabalho, relacionado ao tratamento de obesos com a Terapia Cognitivo Comportamental, pode-se perceber um real avanço no tratamento destas patologias, por meio do fortalecimento da ação das atividades físicas e até uso de fármacos no controle das compulsões alimentares. Já no caso do segundo artigo, busca-se enfatizar a necessidade da terapia e de uma equipe multidisciplinar para tratar dos casos mais severos, pois o acompanhamento de vários profissionais como médicos, nutricionistas e psiquiatras são indispensáveis quando se trata de distúrbios alimentares.
Ná área comportamental, é fundamental que em todos os casos façamos uma análise funcional do comportamento para entendermos quais são as contingências reforçadoras que mantêm esses comportamentos indesejados acontecendo. De alguma forma, os estímulos ao longo da história do paciente devem ser analisados para que entendamos e possamos formular uma proposta de tratamento adequado para cada caso, levando em conta o histórico do paciente e suas necessidades futuras.
Na área cognitiva comportamental, é essencial entender que a forma de atuação é a psicoterapia breve, e que os tratamentos, que duram de 3 a