Patologias
Alvenaria Concreto Revestimento
Nome: turma: Rio de Janeiro,
Setembro 2014
Patologia das Alvenaria
Entende-se por “alvenaria” a associação de um conjunto de unidades de alvenaria
(tijolos, blocos, pedras, etc.) e ligante(s) que resulta num material que possuiu propriedades mecânicas intrínsecas capaz de constituir elementos estruturais.
As paredes de alvenaria constituem um dos subsistemas mais importantes presentes nos edifícios, particularmente as paredes exteriores que, separando o ambiente interior do exterior, são decisivas para o desempenho dos edifícios. Apesar desta inegável importância, as paredes exteriores, de um modo geral, são objeto de poucos cuidados e, contribuem para diversos tipos de patologias:
Trinca: É mais acentuada e profunda provocando a separação das partes.Apresenta espessura de até 1,0 milímetros. O que pode vir a ser indicativo de que algo grave pode estar ocorrendo. Por isso requer um estado de atenção.
Reparo:Para corrigir, recomenda-se abrir a trinca com ferramenta específica para este fim, 2 cm para cada lado e aproximadamente 1 cm de profundidade.
Cole ou grampeie uma telinha de nylon (ou similar).
Prepare uma argamassa com cimento, e areia,escovar/limpar a área,retirar toda poeira.Molhe o local em seguida Preencha a trinca aberta com a mistura e faça o acabamento.
Patologia de Concreto
Os processos principais que causam a deterioração do concreto podem ser agrupados, de acordo com sua natureza, em mecânicos, físicos, químicos, biológicos e eletromagnéticos. Na realidade a deterioração do concreto ocorre muitas vezes como resultado de uma combinação de diferentes fatores externos e internos. São processos complexos, determinados pelas propriedades físico- químicas do concreto e da forma como está exposto.