Perda de cargas
Engenharia de Produção
Elementos de Ligação - Grande parte de uma estrutura Metálica é formada por barras (perfis), conforme mostrado abaixo na figura 1, tais que possuem um comprimento de 12m para obter praticidade de manuseio e transporte. Na formação de um sistema de aço é necessária a união de forma harmoniosa destas barras, para que isto ocorra utilizam-se elementos de ligação.
Figura 1-Estrutura Metálica
Uma estrutura normalmente é formada por diversas barras, estas que por sua vez nem sempre são contínuas, então nestes casos utilizam-se os Elementos de Ligação para fazer uma interligação entre os elementos, e formar um sistema estrutural capaz de suportar a passagem de todas as forças atuantes. Estas ligações podem ser feitas diretamente ou através de chapas de ligação (conforme representado na figura 2).
Figura 2-Chapas de ligação
Para se projetar corretamente uma ligação é preciso seguir algumas regras. As ligações entre perfis (como mostrado na figura 3) de forma direta só podem ser utilizados quando os mesmos se acoplarem de forma harmoniosa, e sem a necessidade de cortes que possam prejudicar a execução. As chapas de ligação precisam ter uma espessura adequada para absorção dos esforços e que permita cortes com o mínimo de percas. Há precisão de conferir as concentrações de esforços nas ligações para evitar que ocorra flambagem flexão. Para projetar uma ligação deve-se garantir o acesso às ferramentas, aproximando-se ao máximo do comportamento teórico desejado.
Figura 3-Conexão entre perfis
As Ligações são classificadas em: Rígidas, quando não permitem rotação relativa entre os elementos ligados. Articuladas, quando permitem rotação.Na prática muitas vezes as ligações articuladas possuem certa rigidez, mas em obras de grande porte, elas devem corresponder integralmente ao projeto. Veja nas figuras 4, 5 e 6:
Figura 4-Ligação semi rígida
Figura 5-Ligação flexível articulada fixa
Figura 6-Ligação