Percepção das condições de trabalho em uma tradicional comunidade agrícola
Rio de Janeiro, Brasil
Resumo para ser citado no trabalho:
Em exemplo a isso, podemos citar o caso na localidade de Boa Esperança, no quinto distrito (Lumiar) do Município de Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. Anteriormente caracterizada pelo predomínio de pequenas propriedades rurais com mão-de-obra exclusivamente familiar por volta de 1820, prosseguiu com uma mudança no seu contexto com o crescimento agrícola devido à mecanização e do uso intensivo de agentes químicos já na década de 1960-1970.
O uso indeterminado de agrotóxicos nesta região acarretou em sérios problemas de saúde para a população e na contaminação do ambiente regional. Dentro deste contexto, foi realizado um estudo como parte da monografia de especialização, durante uma visita de um dia à região no mês de agosto de 2001, com o objetivo de compreender as conseqüências do uso de agrotóxicos pelos trabalhadores rurais. A metodologia utilizada neste caso deu-se baseando-se em entrevistas semi-estruturadas, com informantes-chaves e avaliação do processo de trabalho.
A conclusão final do estudo mostra que maioria destes agricultores, mesmo os que utilizam estratégias defensivas para negar o risco, parece reconhecer o uso de agrotóxicos como causador de agravos à saúde. Os principais sinais/sintomas relatados são dor de cabeça, dor de barriga e tonteiras.
Obs: As partes que seguem em grená podem ou não ser inseridas de acordo com a opinião dos outros integrantes se é ou não útil.
Bibliografia: Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 20(4):1059-1068, jul-ago, 2004
Artigo 11: Exposição múltipla a agrotóxicos e efeitos à saúde: estudo transversal em amostra de 102 trabalhadores rurais, Nova Friburgo, RJ.
Resumo para ser inserido no trabalho:
Ainda no contexto de mudança no processo de produção, que passa da subsistência e da