Dissertacao 1
Campus Avançado de Poços de Caldas - MG
Ana Caroline Costa Nogueira
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL PARTICIPATIVO: ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE INDÍGENA XUCURU-KARIRI EM CALDAS/MG
Poços de Caldas/MG
2014
Ana Caroline Costa Nogueira
DIAGNÓSTICO AMBIENTAL PARTICIPATIVO: ESTUDO DE CASO NA COMUNIDADE INDÍGENA XUCURU-KARIRI EM CALDAS/MG
Qualificação apresentada como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre em Ciência e Engenharia Ambiental - PPGCEA da Universidade Federal de Alfenas – Campus Avançado de Poços de Caldas - MG, sob orientação da Profa. Dr. Adriana Maria Imperador.
Poços de Caldas/MG
2014
Introdução
A população indígena brasileira se caracteriza por suas próprias culturas, regras, tradições, costumes, linguagens pelas quais só se comunicavam ente si, sendo uma realidade totalmente diferente dos colonizadores. Durante séculos após o descobrimento do Brasil, deu-se início a colonização e crescimento do país, onde resultou em mudança na cultura e até mesmo a extinção de muitos povos indígenas que aqui habitavam, por muitas vezes através de lutas entre os mesmos e os colonizadores, e por doenças, nunca antes enfrentadas por eles, diminuindo significativamente a população indígena (FUNAI, 2012).
Os indígenas são povos de uma bagagem cultural muito rica e única, devido às relações, o respeito à natureza e os manuseios de artefatos para realização de artesanatos, uma realidade presente na cultura tradicional até os dias atuais. (FRANCO, 2013).
A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) é uma instituição que tem como objetivo proteger os direitos indígenas e, onde é possível obter informações a respeito de conflitos, lutas por terras entre fazendeiros e indígenas e/ou até entre componentes da mesma etnia. A comunidade Xucuru-Kariri originou-se de duas etnias distintas, a do Xucurus e a do Kariris, ambas oriundas de Palmeira dos Índios, no Estado de Alagoas. Estas comunidades passaram por inúmeros conflitos que