Percepção, atitudes e diferenças individuais
As pessoas adquirem estas características que as definem por diversos meios, com a criação, a religião, mas é importante salientar que a personalidade de um indivíduo é formada durante a vida inteira do mesmo, sendo assim ela é mutável, de acordo com as situações a que este indivíduo se expõe, e também de acordo com a sua percepção das situações.
Sobre as percepções, os indivíduos tendem a ver muito superficialmente, sem reparar as vezes que o cenário inteiro faz parte de um todo, e também costumam, por exemplo, completar frases, ou figuras, como se já conhecessem os mesmos. Estes eventos são diferentemente percebidos por pessoas de diferentes ambientes culturais.
Por vezes associamos pessoas a certos estereótipos, os quais se formam devido a um prejulgamento que fazemos ligando certas características de pessoas que conhecemos anteriormente, às vezes estes julgamentos são errôneos, pois como dito anteriormente as pessoas agem de acordo com as situações a que enfrentam. De acordo com a nossa percepção, lidamos com as situações e os julgamentos, se uma pessoa não consegue fazer algo, nem sempre é por preguiça, mas as vezes pode ser por falta de talento ou aptidão. Porém as características pessoas de cada indivíduo podem influenciar no desempenho das pessoas.
A atitude é um fator determinante no comportamento do indivíduo, de acordo com um estímulo negativo ou positivo, uma pessoa pode ser influenciada a tomar uma decisão. De acordo com a intensidade da influencia que a atitude exerce sobre a pessoa, seria ou não possível reeduca-la, obtendo assim uma mudança de atitude.
Antes de tomar uma decisão é necessário que a pessoa tenha uma abrangente percepção, de todos os fatores que envolvem a decisão em pauta, ou seja, deve perceber, interpretar e organizar todas as informações possíveis do meio