pensamentos de platao
Os aristocratas são os nobres, e para eles a justiça esta inscrita na natureza das coisas conferida aos homens pelos deuses, porque os gregos são politeístas. E com isso a ajustica não passa pela investigação. E se opondo aos aristocratas temos os sofistas, que são os sábios, chamados vendilhões do saber, professores que ensinam aos discípulos a retórica e não possuem apego a nenhuma ideia, mas buscam os bons argumentos para que vençam e convençam a maioria, instaurando princípios de justiça. E. A justiça é estabelecida quando convencemos a maioria. Mas neste caso são relativizadas. E quem se opõe tanto aos aristocratas quanto aos sofistas é Sócrates que dia que a justiça existe mas que são frutos da investigação orientada pela razão que passa pelo método, que o dialético (diálogo), ironia (definição de crítica por marilena chaui) e a maieutica (dar a luz o que esta dentro da pessoa).
Sócrates se opõe aos sofistas quanto aos aristocratas, e por isso paga com a sua morte. Onde há o julgamento e morte de Sócrates. E Platão que é discípulo de Sócrates. Sócrates foi condenado por ir contra as idéias dos deuses e de seus ensinos corromper a juventude, foi julgado por um tribunal e foi obrigado a tomar um veneno para morrer, tinha sido convidado a fugir mas não aceitou.
Pensamento de Platão
Discípulo de Sócrates que vai criar seus discípulos, o qual um deles é Aristoteles. É um aristocrata de boa família, mas fora das idéias dos aristocratas. Platão porque possui ombros largos, alto, e atlético. E publica a republica, que é uma utopia. Nesse texto tem a passagem do mito da caverna. Que trata da condição humana, trata de um pessoal unidos, presos com algemas, que tem a face voltada para o fundo da caverna, ao qual aparece como sombras. Mas que eles vêem como realidade e é uma percepção dada pelos sentidos. Mas um deles se liberta das algemas e se volta para trás e percebe que a realidade são sombras. É a mera sombra dos indivíduos, a partir de